top of page

O LIVRO DE VALDETE NICOMEDES RAMOS

O Vazio

capa livro o vazio jpeg.JPG
mockup 4.JPG

O livro

Você já se sentiu vazio?! Assim como a alegria e a tristeza é algo inerente ao ser humano, o vazio também é um sentimento que todos experimentam na vida.

Demorou até que eu entendesse quantas vezes esse sentimento tomou conta de mim, como uma doença sem diagnóstico, o vazio esteve ali, várias vezes me incomodando, me lançando a uma tristeza que parecia sem fim, me fazendo sentir indefesa, fraca e sozinha no mundo. O amor das pessoas por mim sempre existiu, porém muitas vezes não ultrapassava a redoma de dor e frustação que me envolvia. O conhecimento é libertador, muitos filósofos, escritores dizem isso e é verdade. Quando aprendi sobre o vazio existencial, comecei a me curar e perceber o quão importante era levar esse conhecimento a outras pessoas. Assim nasceu a Mostra cultural: O Vazio e, deste modo, nasceu este livro. Como repetia sempre meu querido pai: “nada na vida é por acaso, tudo que acontece tem uma explicação que, mais cedo ou mais tarde, se revelará.” Para mim, este livro é uma das razões da minha história de vida ter sido como foi, minha vida me inspirou. Espero fazer o leitor refletir sobre as respostas que a vida traz e o cuidado de Deus em cada detalhe, afinal, nada é por acaso.

​

Valdete Nicomedes Ramos

AAutora

A Autora

Valdete Nicomedes, nasceu no dia 11 de outubro de 1969. É casada com Givaldo há 22 anos, mãe de três filhos, os gêmeos Cesar e Lorrany de 11 anos e do Emerson de 10.

Nasceu na cidade de Ferraz de Vasconcelos/SP e viveu praticamente toda sua vida em Suzano/SP. É mãe, esposa, dona de casa e tem uma empresa de prestação de serviços de informática e organização de eventos culturais, a Detinha Eventos. Recebeu dois prêmios pelo seu envolvimento com projetos culturais, um troféu Senhora Cultura da organização Matilha Cultural e um outro em dinheiro da Lei Aldir Blanc de apoio a cultura, que investiu na organização da Mostra cultural: O Vazio 2021

Gosta de escrever e de contar histórias desde criança. Em 2009, quando perdeu seu filho em um acidente de carro, sentiu que precisava de alguma forma expor tudo aquilo que estava sentido na época. Então, começou a escrever sua história, coisas que viveu e que fizeram sobreviver os momentos tão difíceis, guardou esses escritos como algo só dela.

Em 2017 com seu TCC do curso técnico em eventos, passou a conhecer a teoria sobre o que é o vazio existencial e quantas vezes este sentimento fez parte de sua vida. Resolveu retomar seus escritos com base neste ponto de vista. O incentivo de transformar estes escritos em um livro surgiu das conversas com dois professores do curso de Eventos, Camila Poleto e Gilliard Souza.

Espera que seu livro possa ajudar as pessoas a vencerem o vazio. Seu principal objetivo é possibilitar aos seus filhos conhecer sua história e todo amor que ela tem por eles, mesmo quando não puder mais contar isso para eles.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
val gde.JPG

Depoimentos

O que dizer sobre a Valdete? Resiliência é uma parte do que te define: "Olhos de menina Sonhos de mulher" que busca com garra sem medir esforços aquilo que acredita. Se realiza ao ver o resultado do menos favorecido sendo amparado. "Com uma nova perspectiva a de poder voar." De sua amiga (irmã).

​

Gláucia Aquino

Fui convidada para  participar da Mostra cultural: O Vazio, em 2018. Após conhecer a Valdete, eu me identifiquei com a proposta do seu projeto de levar reflexão para as pessoas sobre o vazio e sua relação com a saúde mental por meio da arte e cultura.

Elaine Natale

bottom of page